Não me lembro na história do futebol mundial de um campeonato tão acirrado quanto o Brasileirão desse ano. Normalmente, os campeonatos mais disputados, aqueles que marcam época, tem no máximo três times na briga no fim das contas. Pois bem, nós já estamos na reta final (faltam menos de 25% dos jogos por fazer) e ainda temos SETE aspirantes reais ao título.
Serão nove confrontos diretos entre eles, nove finais, nove jogos de parar a cidade - e isso sem contar os clássicos tradicionais e toda a luta contra o rebaixamento. Tem muito campeonato que não tem 9 jogos que gerem expectativa em toda a sua duração e nós vamos tê-los só no último quarto do Brasileirão. Enfim, o campeonato está exatamente como eu gosto, um tapa na cara de quem reclama da falta de emoção dos pontos corridos. E o melhor de tudo, o São Paulo ainda está na briga pelo título! #vaitricolor
Bom, como futurologia é uma arte ao alcance de todos, resolvi fazer umas simulações básicas dessas últimas rodadas para já me preparar psicologicamente. Para o pior, no caso, já que quase todos os cenários que eu simulei deram, em CNTP, Corinthians ou Botafogo no topo. E confesso que após uma avaliação fora de CNTP, meu maior medo é do Bota. Mas vamos às análises:
TABELA
- O Corinthians tem apenas um jogo do título (confronto direto). Pega Cruzeiro e Inter fora, deve (leia-se 'bem que podia') fazer no máximo 1 ponto. Depois, Ceará e Figueirense fora, além do clássico na última rodada. Acho que perde a ponta antes do fim do mês.
- O Vasco tem muita pedreira pelo caminho - 3 clássicos (que, no caso, são também jogos do título), o Bahia em Pituaçu e o São Paulo lá no Rio. É quem mais tem jogos de título, com quatro ao todo.
- O Botafogo tem 5 rodadas ganháveis antes do clássico contra o Vasco - incluindo aí o Santos na 4ª que vem – e depois recebe o Inter – que pode já não ter mais ânimo. O bom é que eles tem 2 jogos difíceis nas últimas rodadas – Atlético-MG brigando pra não cair lá em Minas e Fluminense. Ou seja, minha torcida é para ele perder ponto nessa sequência inicial – Atlético-PR (casa), Santos (fora), Avaí (fora), Cruzeiro (casa) e Figueirense (casa). Se perder do Santos, por exemplo, já dá uma boa freada no ímpeto. Tem três jogos do título.
- O São Paulo tem o problema de jogar melhor fora do que em casa, fica difícil analisar. Nossos piores jogos são Vasco, Furacão e Bahia, todos fora, além de Palmeiras (também fora) e Santos nas duas últimas. Ou seja, se mantivermos o aproveitamento fora de casa, estamos no páreo. Temos apenas um jogo do título, o que dá um frio na espinha.
- O Flamengo já deve perder o fôlego nessa rodada, contra o Ceará lá. Tem ainda Grêmio e Coritiba fora, além do Inter em casa e do Vasco na última rodada. Acho difícil chegar no final brigando, mas se negociar bem a ultrapassagem nos três não-jogos-do-título mais complicados, até tem chance. Tem dois jogos do título, no total.
- O Fluminense tem Ceará, Inter e Figueira fora, além de dois clássicos. Na minha opinião, é o que tem a tabela mais complicada, com jogos traiçoeiros mesmo quando não são confrontos diretos. Tem três jogos do título.
- O Inter pode ser o fiel da balança, desde que mantenha a motivação. Se ganha do Avaí esse fim de semana, vai receber o Corinthians empolgado e, depois, Fluminense, Flamengo e Botafogo. Também tem quatro jogos do título e é meu favorito para roubar pontos dos concorrentes.
CENÁRIO IDEAL - ANÁLISE JOGO-A-JOGO
(entre parênteses, o total de pontos ganhos pelo time a cada rodada)
- SÃO PAULO: temos Atlético-GO lá (3 pts), Coxa aqui (6 pts), Vasco lá (nosso único jogo do título, temos que ganhar – 9 pts), Bahia lá (complicado, acho que só empata – 10 pts), Avaí aqui (13 pts), Furacão lá (se nunca conseguimos ganhar lá, não vai ser agora – 13 pts), América-MG aqui (16 pts), Palmeiras lá (19 pts) e Santos aqui (22 pts). Devemos fechar com 70 pontos, ganhando nosso jogo do título.
- BOTAFOGO: pega Furacão em casa (3 pts), Santos fora (4 pts), Avaí fora (7 pts), Cruzeiro em casa (10 pts), Figueira em casa (13 pts – aqui, nós teríamos 10, ou seja, 4 a menos no total), Vasco fora (1º jogo do título deles – 13 pts), América-MG fora (16 pts), Inter em casa (2º jogo do título deles – 17 pts – a gente tem 16, 2 a menos no total), Atlético-MG fora (17 pts – a vingança do Cuca – nós fazemos 19 e assumimos a ponta) e Fluminense em casa (3º jogo do título deles – 20 pts). Fecha com 69 pontos, perde um e empata um jogo do título.
- VASCO: tem Atlético-MG em casa (3 pts), Bahia fora (complicado – 3 pts), a gente em casa (1º jogo do título deles – 3 pts), Santos fora (muito próximo do Mundial – 6 pts), Botafogo em casa (2º jogo do título deles – 9 pts), Palmeiras fora (12 pts – o Bota tem 16, nós temos 13 e o Corinthians 10), Avaí em casa (15 pts), Fluminense fora (3º jogo do título deles – 15 pts) e Flamengo em casa (4º jogo do título deles – 18 pts). Fecha com 69 pontos, perde 2 dos 4 jogos do título.
- CORINTHIANS: tem Cruzeiro lá (0 pts), Inter lá (único jogo do título deles – 0 pts), Avaí aqui (3 pts), América-MG lá (6 pts), Furacão aqui (9 pts – aqui nós e o Bota temos 13, ambos na frente deles), Ceará lá (10 pts), Atlético-MG aqui (13 pts), Figueira lá (14 pts) e Palmeiras aqui (17 pts). Fecha com 68 pontos, perdendo o jogo do título.
- FLUMINENSE: tem Palmeiras fora (3 pts), Atlético-MG fora (4 pts), Ceará fora (7 pts), Inter fora (1º jogo do título deles – 7 pts), América-MG em casa (10 pts), Grêmio em casa (13 pts), Figueira fora (16 pts), Vasco em casa (2º jogo do título deles – 19 pts) e Botafogo fora (3º jogo do título deles – 19 pts). Fecha com 66 pontos, perdendo 2 e ganhando um jogo do título.
- INTER: tem Avaí em casa (3 pts), Corinthians em casa (1º jogo do título deles – 6 pts), Atlético-GO fora (9 pts), Fluminense em casa (2º jogo do título deles – 12 pts), Cruzeiro fora (12 pts), Bahia em casa (15 pts), Botafogo fora (3º jogo do título deles – 16 pts), Flamengo fora (4º jogo do título deles – 17 pts) e Grêmio em casa (20 pts). Fecha com 64 pontos, ganhando 2 e empatando 2 jogo do título.
- FLAMENGO: tem Ceará fora (1 pt), Santos em casa (4 pts), Grêmio fora (5 pts), Cruzeiro em casa (8 pts), Coxa fora (8 pts), Figueira em casa (11 pts), Atlético-GO fora (14 pts), Inter em casa (1º jogo do título deles – 15 pts) e Vasco fora (2º jogo do título deles – 15 pts). Fecha com 63 pontos, empatando um e perdendo um jogo do título.
Nesse cenário, chegaríamos na penúltima rodada com 6 pontos de diferença entre os sete times - ou seja, chances matemáticas para todos - sendo que dois pontos separariam o 1º do 4º. Na última rodada, teríamos um ponto separando o 1º do 4º e dois pontos do 1º para o 5º. Quer coisa melhor?
sexta-feira, 14 de outubro de 2011
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Pitacos sobre o retorno
- Fui ao Morumbi de tala, tomei uma baita chuva, tive que ouvir torcedor corneta desde os 5’ do 1º tempo e ainda perdemos para um time com Felipe, Renato Abreu e Luxemburgo!
- Se não fosse o Luis Fabiano, eu nunca iria num jogo com tanto potencial para estragar meu humor. E dei tanto azar que até os pontos positivos do SPFC foram extremamente irritantes, como o Dagoberto comemorando o gol como se fosse o do título do Mundial na morte súbita. Ou o Rogério fazendo 3 milagres e a zaga continuar torcendo a cada cruzamento na área.
- Também tinha esquecido como nossa torcida é corneteira. Primeira jogada que o Wellington errou, começou o corinho de ‘Rivaldo’. O time só teve apoio real da arquibancada nos primeiros 15 minutos, até a bola-na-trave-impedido, depois foi só pressão e vaia. E na cativa foi ainda pior, com uma quantidade industrial de gente que usa o jogo como terapia.
- Achei incrível como o Denilson, no estádio, é muito melhor que na TV. Ele foi um monstro, antecipou todas as bolas, estava sempre no lugar certo pra fazer a cobertura. Com ele no meio, dá até para ter o Casemiro, que tem marcado igual ao Dagoberto, dando bote e desistindo quando é driblado.
- E por falar em Dagoberto, como é burro! Além da comemoração exagerada, que valeu um amarelo, ainda fez uma falta pra cartão logo na saída do jogo! Tão burro quanto o Lucas!
- Quanto ao Luis Fabiano, acho que o que falta é ritmo de jogo - e isso só se ganha jogando de verdade, jogo contra o sub17 não conta.
- Tomar família dos cariocas em casa é muito ruim, mas tão ruim quanto é ver a cabecinha que o SPFC tá desenvolvendo. Na hora das faltas do Rogério, o Adilson ficou gritando com o gandula pra roubar a bola do lado do gol do Felipe para não ter saída rápida! O Junior Cesar mandou a bola para fora pra ser atendido e nós não devolvemos, na maior cara de pau! Só faltava ter arrumado briga no fim do jogo pra virar várzea de vez.
- Ah, além de corneta, nossa torcida é burra! Sai gol do Vasco contra o Corinthians, os caras comemoram! Preferem perder o título, desde que o rival perca também? O Ronaldinho estava morto em campo, não dando nem um mísero drible, e começam a provocar o cara. Deixa ele morto, vai cutucar justo ele? Sem falar que a birra com o Adilson fez o Luis Fabiano sair embaixo de vaia – na hora, pensei que a única alternativa do Adilson para substituir sem vaia era pôr o Rivaldo ou tirar o Luis Fabiano. Enganei-me redondamente.
- Se não fosse o Luis Fabiano, eu nunca iria num jogo com tanto potencial para estragar meu humor. E dei tanto azar que até os pontos positivos do SPFC foram extremamente irritantes, como o Dagoberto comemorando o gol como se fosse o do título do Mundial na morte súbita. Ou o Rogério fazendo 3 milagres e a zaga continuar torcendo a cada cruzamento na área.
- Também tinha esquecido como nossa torcida é corneteira. Primeira jogada que o Wellington errou, começou o corinho de ‘Rivaldo’. O time só teve apoio real da arquibancada nos primeiros 15 minutos, até a bola-na-trave-impedido, depois foi só pressão e vaia. E na cativa foi ainda pior, com uma quantidade industrial de gente que usa o jogo como terapia.
- Achei incrível como o Denilson, no estádio, é muito melhor que na TV. Ele foi um monstro, antecipou todas as bolas, estava sempre no lugar certo pra fazer a cobertura. Com ele no meio, dá até para ter o Casemiro, que tem marcado igual ao Dagoberto, dando bote e desistindo quando é driblado.
- E por falar em Dagoberto, como é burro! Além da comemoração exagerada, que valeu um amarelo, ainda fez uma falta pra cartão logo na saída do jogo! Tão burro quanto o Lucas!
- Quanto ao Luis Fabiano, acho que o que falta é ritmo de jogo - e isso só se ganha jogando de verdade, jogo contra o sub17 não conta.
- Tomar família dos cariocas em casa é muito ruim, mas tão ruim quanto é ver a cabecinha que o SPFC tá desenvolvendo. Na hora das faltas do Rogério, o Adilson ficou gritando com o gandula pra roubar a bola do lado do gol do Felipe para não ter saída rápida! O Junior Cesar mandou a bola para fora pra ser atendido e nós não devolvemos, na maior cara de pau! Só faltava ter arrumado briga no fim do jogo pra virar várzea de vez.
- Ah, além de corneta, nossa torcida é burra! Sai gol do Vasco contra o Corinthians, os caras comemoram! Preferem perder o título, desde que o rival perca também? O Ronaldinho estava morto em campo, não dando nem um mísero drible, e começam a provocar o cara. Deixa ele morto, vai cutucar justo ele? Sem falar que a birra com o Adilson fez o Luis Fabiano sair embaixo de vaia – na hora, pensei que a única alternativa do Adilson para substituir sem vaia era pôr o Rivaldo ou tirar o Luis Fabiano. Enganei-me redondamente.
Assinar:
Postagens (Atom)