Já ouviu o termo 'bayernização' ou 'lyonização' do futebol brasileiro? Eles significam que um time tem tanta diferença para os outros no campeonato que o título é tão certo quanto o do Lyon na França ou do Bayern de Munique na Alemanha. Foram pejorativamente associados ao Brasileirão de 2008 por ter consolidado o domínio do São Paulo em âmbito nacional nos últimos tempos - mesmo o campeonato tendo tido a reta final mais emocionante dos últimos 10 anos.
Sem entrar no mérito da questão, nem discutir se a soberania de um time é benéfica ou estraga o campeonato, achei curioso o fato de que, esse ano, os campeonatos alemão e francês são os dois mais disputados da Europa. Na França, o Lyon é líder faltando 9 rodadas, mas a diferença para o vice, o Olympique de Marseille, é de apenas 1 ponto. E não é uma corrida só entre os dois: o 3º (Bordeaux) está a 3 pontos, com o 4º (Toulouse), o 5º (Lille) e o 6º (PSG) 1 atrás. Na Alemanha, o líder é o Hertha Berlim, com Wolfsburg, Hamburg e o próprio Bayern 1 mísero ponto atrás. Faltando as mesmas 9 rodadas, o Hoffenhein também tem chances, embora esteja a 4 pontos de distância.
Talvez pudesse se criar o termo 'manchesterização', mas do jeito que o Liverpool vem jogando, nem isso deve dar.
terça-feira, 24 de março de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Se esqueceu da "Internazionalezação". É o maior exemplo.
ResponderExcluirBM, mesmo a "Internazionalezação" está sob risco, uma vez que os dois últimos títulos foram conquistados só na reta final da temporada. E se você pensar que o primeiro scudetto da Inter foi aquele herdado do Calciocaos, não é lá um domínio muito definido do futebol na bota.
ResponderExcluir