sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Rankings

No final de 2004, um amigo me mandou uma lista dos cinco melhores livros lidos e dos cinco melhores filmes vistos por ele no ano. E me pediu para mandar de volta as minhas listas. Pois bem, elaborar essas listas assim de supetão foi praticamente impossível. Eu não conseguia lembrar nem o que já tinha visto, ou quando tinha lido, quanto mais elencar os cinco melhores. E isso me deixou preocupado. Afinal, gosto tanto de ler e ver filmes quanto de sugeri-los para os amigos. Como é que eu posso ser tão descuidado quanto ao que eu consumo e ao que eu indico? Cadê o controle de qualidade?

Assim, no ano seguinte, resolvi listar os livros que fosse lendo e os filmes que fosse vendo para poder mandar ao meu amigo. Nome do livro, autor, gênero, língua, ano de leitura e uma nota, para futura referência. Com a tabela pronta e sem nenhum livro já lido no ano para populá-la, resolvi colocar os do ano anterior, para quem sabe retificar a lista enviada ao meu amigo. A lista foi crescendo e passei para 2003. Daí para 2002. E então, veio a ambiciosa idéia de fazer uma lista de todos os livros que eu já tinha lido na vida! Se tivesse tudo catalogado e com notas, facilitaria tanto para sugerir um título aos amigos quanto para nortear minha próxima leitura.

Com a ajuda da internet, fiz um rastreamento na memória RAM do meu cérebro e consegui lembrar, se não todos, a maioria dos livros que já tinha lido, que contavam pouco mais de 200. A partir daí, criei uma série de rankings e indicadores que me ajudam tanto na sutil arte da indicação quanto na difícil missão de selecionar os próximos de livros no meio da selva editorial.

Claro que esqueci alguns livros e, quando cruzo com eles novamente, atualizo a lista. E claro que devo ter me enganado quanto ao ano exato em que li Emília no País da Gramática ou O Cão dos Baskerville. Mas esses pequenos deslizes não atrapalham o objetivo maior, que é me dar um panorama do que eu já li e do que eu achei do que li.

O ranking de filmes não é tão legal. Primeiro, porque a quantidade de filmes esquecidos e esquecíveis é gigantescamente maior. Segundo, que eu sou muito mais exigente nas notas dos livros do que na dos filmes. Só como exemplo, de um universo de 496 filmes, 83 já ganharam nota 10. Nos livros, em um universo de 309, apenas 3 receberam 9,5 até agora.

O problema é que ranquear é viciante. Já fiz rankings de presença nos jogos e dos artilheiros do meu time no campeonato interno. Já pensei em um das melhores partidas que eu já assisti. Ultimamente, tentei fazer rankings de viagens e de games, mas nenhum deles avançou muito. O ranking de Livros continua sendo o meu xodó.

Algumas curiosidades dele:
  • Os três livros 9,5 são Operação Cavalo de Tróia 6, Harry Potter and the Deathly Hallows e World Without End.
  • O ano em que eu mais li foi o passado, com 26 livros. O ano em que eu li livros melhores foi 2007, com uma média de 8,30 por livro.
  • Cinco autores tem média de 9,0, mas apenas do Howard Fast eu li mais de um livro.
  • O autor que eu mais li foi o Monteiro Lobato, com 15 livros.
  • No total, já li 309 livros de 143 autores diferentes.

Hoje, estou lendo A Audácia da Esperança, de um tal Barack Obama. Yes, we can!

Nenhum comentário:

Postar um comentário