quarta-feira, 8 de abril de 2009

Atualização de Leitura - mar/09

Desde a última atualização, já li mais três livros da coleção do Sharpe. São eles:
  • O Triunfo de Sharpe, que conta a batalha na cidade indiana de Assaye
  • A Fortaleza de Sharpe, que conta o cerco inglês à Gawilghur, no coração da Índia
  • Sharpe em Trafalgar, que conta a famosa batalha naval de Trafalgar

Os três são bons, mas o último foi o melhor da série so far. Estou lendo agora A Presa de Sharpe, que conta a batalha de Copenhague.

Dei uma pesquisada na net e descobri que o Bernard Cornwell já publicou 21 livros dessa coleção! E que já foram lançados 16 filmes, tendo o Sean Bean (o Boromir, de Senhor dos Anéis) no papel principal! E que já existem dois livros de receita (Sharpe's Chefs) sobre o universo de Richard Sharpe! E que os CDs com a trilha sonora dos filmes são procuradíssimos na Inglaterra!

Estou me sentindo o cara mais avoado do planeta. Como é que esse mundo existe desde 1980 e eu só fiquei sabendo agora, quase 30 anos depois? É como se fosse uma London Below (de Neverwhere, do Neil Gaiman) bem debaixo do meu nariz.

Tive uma sensação semelhante quando meu irmão me indicou O Hobbit. Como é que um cara que, na época, selecionava os livros por quantidade de páginas e tamanho da letra (se tivesse figura, melhor ainda) podia conhecer mais sobre o universo fantástico-mitológico-medieval do que eu, que sempre fui um fervoroso fã do assunto - e, nessa época, estava no auge do meu nerdis... er, interesse?

Voltando ao Sharpe, essa avalanche de publicações me dá uma sensação parecida com a de pegar um episódio de Lost no meio ou tentar acompanhar história de gibi de herói (for the records, já tentei o Super-Homem, na época da sua morte e ressurreição, e ainda tento o Tex, mas só pelas coletâneas). Para os felizardos que nunca a tiveram, é a certeza de que a vida será muito curta para ler/assistir/absorver todas as informações disponíveis sobre o assunto. E que a única salvação está em um bilhete premiado da Mega-Sena.

Um comentário:

  1. Além do Muito Longe de Casa, que já falei, outro interessantinho é O 12º Planeta, de Zecharia Sitchin.

    ResponderExcluir