Eis que o Brasileirão mais disputado da era dos pontos corridos chegou ao fim, trazendo consigo a tão esperada hora de medir a eficiência do pitaqueiro (para ter idéia de onde isso saiu, veja aqui e aqui).
-------------------------
LEGENDA:
Rebaixamento - entre o 17º e 20º lugar
Limbo - entre o 12º e o 16º lugar
Sul-americana - entre o 5º e o 11º lugar
Libertadores - entre o 2º e o 4º lugar
Título - 1º lugar
Em itálico - chute inicial
Em itálico e negrito - palpite
Normal - placar dos chutes
Atlético/MG - toda vez fico na expectativa do Tardelli estourar, mas acho que Sul-americana tá de bom tamanho.
Pode-se até dizer que o Tardelli estourou e o time liderou boa parte do turno. Mesmo assim, tá difícil levar o Galo a sério na briga pelo título. Acho que subiu um degrau e deve lutar pela Libertadores. 1 alterado.
6º - 1 errado, mas por pouco
Atlético/PR - se ano passado foi a vez da do Eurico, esse ano é a herança maldita do Petraglia que vai se manifestar. Rebaixamento.
Olha que ainda é possível. O time vem se recuperando calcado na boa fase do Paulo Baier - algo que o Goiás de 2007 também fez e só não caiu por causa do Corinthians. 1 alterado e 1 mantido.
14º - 2 errados, por pouco de novo
Avaí - não é aqui...surfe...Guga...ok, na quarta coisa que veio à mente, chegamos ao futebol: importou um meio-campista para a Coléia pra jogar com meu irmão. Não que impacte na campanha deles, que deve ficar no Limbo.
Surpreendente. Podemos estar testemunhando o nascimento de um grande técnico. Agora, acho que leva a Sul-americana sem esforço. 2 alterados e 1 mantido.
7º - 2 errados e 1 certo, na mosca
Barueri - inovar é uma coisa, inventar moda é outra completamente diferente. Três caras tomando conta de algo dá besteira desde os idos de março, com Julio César, Marco Antônio e Otávio. Rebaixamento.
Eis o time exceção para confirmar todas as regras. Atrasa salários, trocou 3 treinadores (e foi trocado por 1), vendeu seu jogador símbolo para as arábias e mesmo assim, continua brigando pelas cabeças. Acho que logo, logo a sorte muda e ele briga para ficar no Limbo. 3 alterados e 1 mantido.
11º - 3 errados, esse foi longe, e 1 certo
Botafogo - tem mais time e mais técnico que no ano passado, mas não dá a impressão de que vai melhorar o desempenho. Sul-americana.
Não tem mais técnico anymore e o time, que no papel é razoável, vem refugando sistematicamente. Forte candidato ao Rebaixamento. 4 alterados e 1 mantido.
15º - 4 errados, graças ao Palmeiras, e 1 certo
Corinthians - torço pelo Ronaldo tanto quanto torço contra Chicão, Felipe, Cristian e Mano. Queria que o Fenômeno fosse o artilheiro do campeonato e só, mas acho que briga pelo Título. Ronaldo mais ficou fora do que jogou até agora e a diretoria promoveu um yard sale de meio de temporada digno dos Perrela. Apesar disso, o time continua forte (Elias está muito acima da média, a zaga é boa e Dentinho também) e ainda acho que incomoda na briga pelo Título - até porque é a única coisa que ainda o motiva esse ano. 4 alterados e 2 mantidos.
10º - 5 errados, esse bem longe, e 1 certo
Coritiba - impressionante na Copa do Brasil, nem parece que perdeu a referência no ataque. Dá até pra pensar em Libertadores.
Entrou em crise após a eliminação da Copa do Brasil e comprometeu o início do Brasileirão. Tem um bom time, mas já trocou de técnico e está brigado com a torcida. Acho que se estabiliza logo mais e fica no Limbo sem maiores sustos. 5 alterados e 2 mantidos.
17º - 6 errados, graças ao Palmeiras², e 1 certo
Cruzeiro - medo. A cada ano que passa o time melhora. Título.
Ficou irreconhecível após perder a Libertadores, mesmo ainda tendo um time forte após as tradicionais vendas de meio do ano. Fica mais difícil ter medo de um time que contrata 4 laterais esquerdos medalhões e efetiva na posição um garoto vindo dos juniores - que vem jogando muito bem, diga-se de passagem. Sul-americana. 6 alterados e 2 mantidos.
4º - 7 errados, graças ao Palmeiras³, e 1 certo
Flamengo - eu acredito no Adriano. Não, em duendes não. Libertadores.
Eu ainda acredito no Adriano, assim como o Dunga. Briga pela Libertadores. 6 alterados e 3 mantidos.
1º - 8 errados, graças a uma arrancada empolgante, e 1 certo
Fluminense - no papel, é forte (Conca e Fred!), mas o papel só joga na semi da Copa da UEFA. Sul-americana.
Conca tem jogado menos que bolinha de papel e Fred machucou - não que estivesse bem antes disso. Além disso, touxe de volta Renato Gaúcho, que pode conseguir um pouco invejável bi-Rebaixamento. 7 alterados e 3 mantidos.
16º - 9 errados, graças a uma arrancada empolgante², e 1 certo
Goiás - o Iarley é ótimo, mas acho que o resto não acompanha. Terá sorte se ficar no Limbo.
Não só o resto vem acompanhando muito bem como o clube ainda repatriou o cobiçado Fernandão, bem nas barbas de Palmeiras, São Paulo e Inter. Porém, sua campanha em casa não inspira muita confiança e creio que na reta final vai se contentar com a Sul-americana. 8 alterados e 3 mantidos.
9º - 9 errados e 2 certos, esse na pinta
Grêmio - o Souza tá jogando tanto que nem lembrava que o Tcheco ainda está lá. Título.
O time continua bom, mas o bloqueio psicológico fora de casa impossibilita qualquer grande aspiração. Sul-americana. 9 alterados e 3 mantidos.
8º - 9 errados e 3 certos, outro na pinta
Internacional - o melhor time do país pelo 3º ano seguido. Porém, acho que dessa vez vai brigar pelo Título.
Ainda deve brigar pelo Título, mas parece que perdeu a inspiração. Não é mais o favorito. 9 alterados e 4 mantidos.
2º - 9 errados e 4 certos, mais um na pinta
Náutico - passou raspando too many years. Esse é o ano deles. Rebaixamento.
Apesar da interessante teoria do André Kfouri, de que o time não cai pelo know-how da situação, continuo achando que esse é o ano deles. Rebaixamento. 9 alterados e 5 mantidos.
19º - 9 errados e 5 certos, bulls-eye
Palmeiras - ataque ganha jogo, defesa ganha campeonato. No máximo, briga pela Libertadores.
Trocou Keirrison por Obina, mandou Luxemburgo embora e, depois de uma minissérie, trouxe Muricy. Enquanto isso, o time chegou à liderança e abriu vantagem, sagrando-se campeão do 1º turno. Acredito que o ritmo vai cair um pouco e o time acaba brigando pela Libertadores. 9 alterados e 6 mantidos.
5º - 10 errados, graças ao Palmeiras⁴, e 5 certos
Santo André - uns 5 anos de atraso. Em 2004 um time com Gustavo Nery, Marcelinho Carioca e Rodrigo Fabri seria favorito ao título. Rebaixamento.
Ainda mandou embora o Sergio Soares, um dos únicos profissionais promissores do time. Rebaixamento mesmo. 9 alterados e 7 mantidos.
18º - 10 errados e 6 certos, na mosca
Santos - time bom e técnico inovador. Só duvido que a torcida tenha a paciência necessária. Deve ficar na Sul-americana.
Nem a torcida, nem o presidente tiveram paciência - e olha que o técnico nem se mostrou tão inovador assim. Ainda tem um time bom e corre o risco do Luxemburgo tirar alguma coisa da cartola, mas não deve passar da Sul-americana. 9 alterados e 8 mantidos.
12º - 10 errados e 7 certos, mais uma drosophila abatida
São Paulo - tríplice coroa, a de verdade, com título nacional, continental e mundial. Espero nada menos que o Título, fora o baile.
Não deu para tentar a tríplice coroa e a era Muricy terminou com o time beirando a zona de rebaixamento. Para piorar, contratou-se o Ricardo Gomes, que não tem um currículo muito animador. Mas não é que deu certo? Ainda acho que a diretoria 'diferenciada' acerta mais por sorte que por planejamento, mas o time voltou a ser forte candidato ao Título. Inclusive o mais forte, na minha humilde e isenta opinião. 9 alterados e 9 mantidos.
3º - 10 errados e 8 certos, tínhamos chance até o intervalo do último jogo
Sport Recife - a Bombonilha não é mais aquela. Sul-americana.
Nem a Bombonilha, nem os antes ótimos Magrão, Durval, Dutra, Ciro e um longo etc. Nunca uma Libertadores fez tanto mal a um time. Rebaixamento. 10 alterados e 9 mantidos.
20º - 10 errados e 9 certos, mais um bulls-eye
Vitória - Carpegiani não dá confiança. Limbo.
Eis um caso de errar acertando: no 1º Turno, o Carpegiani foi principal o responsável por levar o Vitória à briga pela liderança, muito acima do que poderia se esperar. Daí, o time perde uma seqüência de pontos normal para um time do limbo e a diretoria megalomaníaca manda o cara embora. Resumindo, se o Carpegiani continuasse lá, eu mudaria o palpite. Como ele caiu, cravo no Limbo. 10 alterados e 10 mantidos.
13º - 10 errados e 10 certos, para fechar redondo
-------------------------
E o Told You So Index alcançou impressionantes 50%, assim como havia sido na 19ª rodada. Em um campeonato cheio de altos e baixos como esse, só se encontra consistência mesmo aqui, Onde Não Nasce Grama.
terça-feira, 8 de dezembro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário